domingo, 2 de agosto de 2009

Falar d'A Bateira é falar da minha vida



8 - A BATEIRA

Travessa de São Gonçalinho
Aveiro

A Bateira, hoje propriedade do senhor Joaquim, foi no passado uma das mais famosas tascas do bairro da Beira-Mar: o Ti João Baunites. Paredes meias entre a Travessa de São Gonçalinho e a Travessa de São Roque (onde sempre vivi até casar), o Ti João Baunites era dono da casa que tinha o bacalhau mais famoso de Aveiro. Toda a gente lá ia comer. Incluindo o «rei» Eusébio que no dia em que lá foi jantar (nesse ano jogava no Beiramarzinho), chegou mesmo a dar uns toques na bola com que jogávamos na rua. Ou seja, falar desta Etapa é falar um pouco da minha vida. A minha rua. A minha infância. A minha casa. O meu bairro.

O «Ti João Baunites» e a tia Dores (a mulher) faleceram há muito tempo mas a «casa» ainda existe. Mudou de gerência uma série de vezes (chegou inclusivamente a ser uma pastelaria), até que um dia passou para as mãos do senhor Joaquim (hoje, um bom amigo), que, com maiores ou menores dificuldades, lá tem conseguido «segurar o barco». Hoje, A Bateira, apesar de já não ter vinho a sair da pipa, continua a ser um estabelecimento típico e acolhedor.

N' A Bateira, fomos, como seria de esperar, bem recebidos e bem tratados. Levámos connosco um chinês, a quem propusemos comer...a minha cadela. Não aceitou e preferiu os chocos que o senhor Joaquim nos preparou.

Sem comentários:

Enviar um comentário